VOCAÇÃO

MÊS DE AGOSTO: MÊS DAS VOCAÇÕES
vocação_frade_menor

Frei Rodrigo da Silva Santos

A vocação do frade menor é o seguimento fiel de Jesus Cristo da mesma forma que Francisco viveu há 800 anos atrás. Este modelo de vida religiosa perdura por todos estes séculos e todos os religiosos que o sustentam recebem o apoio de que necessitam já em suas etapas iniciais de formação. Há um carinho e cuidado especial dispensado pela Ordem, que pode ser percebido pela recente carta do Ministro Geral, Frei José Carballo, a todos eles, manifestando seu carinho e receios por seus jovens irmãos (Fazei o que Ele vos disser, por ocasião do III Capítulo das Esteiras para os jovens Frades da Ordem), grupo do qual todos nós, frades estudantes de Rondinha, fazemos parte.

Nós, jovens frades fomos chamados por Deus para sermos uma nova luz para o carisma franciscano. Somos aqueles responsáveis pelo revigoramento do ideal de Francisco, sua atualização diante dos novos desafios que a sociedade impõe e, temos que nos esforçar para nos manter à altura do que nos é esperado. A Ordem nos olha com afeto, com esperança, com gratidão; mas também com a preocupação, “porque vocês devem enfrentar problemas certamente mais difíceis do que aqueles que nós, Frades das gerações que os precederam, tivemos de enfrentar e, às vezes, vemo-los menos preparados do que fomos nós para a luta que os espera”.

Diante de tal chamado, devemos perceber a necessidade de sempre buscar a Deus no quotidiano da vida e não se entregar ao caminhar apático pelo mesmo do dia a dia. É necessário abandonar o espaço seguro de nossas certezas e se lançar no projeto de Deus que se manifesta de modo misterioso. É necessária a maturidade de abandonar-se na entrega aos outros e disponibilidade de se empenhar na busca. E nós, frades menores, somos chamados a dar este salto de fé, tão necessário para um fiel seguimento do modelo de Francisco de Assis que tanto desejamos realizar.

A vocação dos frades jovens é caracterizada por um forte ideal de mudança, transformação. Nós queremos a renovação, abandonar critérios que, sob a nossa perspectiva, já não condizem com as reais necessidades e desafios do mundo contemporâneo. Queremos a fidelidade ao carisma muito mais que a segurança de uma instituição organizada que ofereça segurança. Nós temos a força e a alegria das origens que desejam a missão, o encontro e a proximidade com os pobres que, mais do que a promessa de ajuda que possamos oferecer, eles nos mostram o caminho para o qual a nossa vocação nos impele a seguir: a alegria do despojamento, da libertação das amarras que nos impedem de encontrar o verdadeiro tesouro (Mt 13, 44).

Nós, frades menores que ainda renovam seus primeiros votos de entrega a Deus, Bem Supremo, verdadeiro tesouro, mas, também, pobre e crucificado devemos ser fortes para mantermos o vigor que nos leva adiante hoje presente por todos os anos que seguirão. A força da vocação de hoje deve ser o alimento dos frades que seremos amanhã. Devemos guardar o ideal como sentinelas, mantê-lo vivo e presente no mundo que necessita mais desta luz do que nós mesmos. Para isso, todos os momentos da vida religiosa, marcados pela Eucaristia, pela escuta atenta da Palavra de Deus, de oração e comunhão fraterna devem ser vividos como únicos e imperdíveis oportunidades de entrever o Deus que nos chama e se faz presente, de forma humilde, por trás de todos eles.

Sigamos nosso chamado com alegria, porque coisas mais altas nos foram prometidas se formos fiéis ao pouco que Ele nos pediu. Hoje, já como frades menores, somos possuidores deste tesouro que nos guia e nos dá a certeza de seguir o apelo que Maria nos faz: “fazei tudo o que ele vos disser!” (Jo 2,5).

A Carta do Ministro Geral aos jovens Frades: “Fazei o que Ele vos disser” foi publicada pela Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil em: VIDA FRANCISCANA; Ano LXIV nº 81, de dezembro de 2007. Também se encontra disponível em:
http://www.ofm.org/01docum/mingen/giovaniPOR1.doc

Anúncios

0 Responses to “VOCAÇÃO”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: