Universidade de Bauru concede Honoris Causa ao Papa Bento XVI

papabentoebispo

Dom Caetano Ferrari e Papa Bento XVI

Na última sexta-feira (dia 6), por volta de 11h30, Sua Excelência Reverendíssima Dom Caetano Ferrari, Bispo de Bauru, esteve com o Papa Bento XVI, abrindo a visita Ad Limina dos bispos do Regional Sul 1 da CNBB.  Na ocasião, foi entregue ao Santo Padre uma carta informativa (veja na galeria de imagens) da Universidade Sagrado Coração (USC) que, por votação unânime do Conselho Universitário, concede o título de DOUTOR HONORIS CAUSA a Sua Santidade. A entrega da correspondência será considerada o presente da circunscrição eclesiástica para o Papa, sendo a região bauruense um pólo universitário.

Para a Universidade, em comunhão com a Diocese de Bauru, foi um momento de grande alegria aprovar tal ato, embasada por tantos méritos do Sumo Pontífice apresentados em reunião pela Magnífica Reitora Profª. Drª. Irmã Elvira Milani e pelo Digníssimo Chanceler Prof. Ms. Rodrigo Rocha. “Entre todos os instrumentos da educação, possui a escola importância peculiar”.

A frase, de Madre Clélia Merloni – fundadora do IASCJ -, é cumprida à risca até hoje pela comunidade acadêmica da USC. Como universidade confessional e comunitária, tem um papel importante dentro do contexto regional de formação de jovens com qualidades científicas, morais e espirituais, de acordo com os  princípios cristãos e de acordo com o Magistério da Igreja.

Sobre a USC

A primeira página da história da USC foi escrita em 1953, ano de criação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. São 56 anos de trajetória para  se tornar a maior Universidade privada de Bauru. A determinação e o empenho das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (ASCJ) levaram a USC a conquistas e a uma evolução constante e notória.

De Faculdade, em 1986 tornou-se Universidade e, atualmente, oferece 38 cursos de graduação, 56 de pós-graduação, 7 cursos superiores de curta duração e dezenas de atividades científicas, culturais e sociais. Seu corpo docente é composto de mais 80% de mestres e doutores.

Outros números revelam a qualidade da USC: 22 mil profissionais formados, 5 mil alunos matriculados, mais de 400 computadores em rede, campus com 114 mil metros quadrados etc. A Universidade conta, ainda, com dezenas de sala de aulas, laboratórios, clínicas, restaurante, teatro e a maior biblioteca de toda região com mais de 126 mil livros.

A qualidade da USC vai além dos números. Ela se revela em sua história, em sua filosofia e trajetória no cenário da educação brasileira e, mais recentemente, em sua parceria com a Universidade Santo Tomás (Chile) e intercâmbio com Universidade de Santiago de Compostela (Espanha), que a impulsiona para o cenário acadêmico internacional. São mais de cinco décadas em busca da excelência na educação, da excelência na formação de profissionais líderes com coração. Apresenta, ainda, Clínicas de saúde a serviço da comunidade, totalizando 27 mil atendimentos por ano e 13 programas sociais, com 8710 atendimentos por mês.

Anúncios

0 Responses to “Universidade de Bauru concede Honoris Causa ao Papa Bento XVI”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: